Ícone do site Ecos da Noticia

Descoberta: Planeta com três sóis deve ter um céu “bizarro”

naom_570308a6749d4


KELT-4Ab é o nome do planeta recém-descoberta que possui três sóis. Conta o Gizmodo que a vista solar tripla não é a única coisa estranha que acontece nele.
A descoberta do planeta de três sóis foi divulgada pelo Astronomical Journal. O autor principal do estudo, Jason Eastman, do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, explicou como seria o processo.


 


“Você veria a estrela principal com cerca do tamanho da sua mão completamente aberta (cerca de 40x o tamanho aparente do Sol). Seu ano e seu dia seriam iguais: três dias terrestres, o que significa que metade do planeta estaria em luz do dia constante e a outra metade em escuridão profunda.


 


Você também veria dois pontos de luz com cerca de dois graus de distância, com o brilho de uma lua cheia (KELT-4BC). Esses dois pontos orbitam um ao outro a cada 30 anos terrestres, e a cada 4.000 anos, eles completam uma órbita no céu (isso é, por 2.000 anos, eles nascem durante o verão, e por outros 2.000 anos, eles nascem durante o inverno)”, explicou Eastman.


 


O Gizmodo recorda que, embora seja incomum, o KELT-4Ab não é o primeiro planeta a ser descoberto que tem três sóis.


Sair da versão mobile