Pesquisar
Close this search box.
posto village ezgif.com gif to avif converter

Sinhasique pede ampliação da Maternidade Bárbara Heliodora

IMG_4023


Durante fiscalização na Maternidade Bárbara Heliodora, a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) constatou que apesar do aumento anual de 15% no número de natalidade em Rio Branco, a estrutura física da unidade não cresce na mesma proporção.
“Hoje na Maternidade Bárbara Heliodora nós pudemos constatar realmente a precariedade daquela unidade. Todos os anos, nós temos um aumento no número de partos que são realizados ali, mas infelizmente a Maternidade não foi ampliada”, declarou.
Sinhasique fez a visita acompanhada das deputadas Leila Galvão (PT) e Dr. Juliana (PRB), as quais convocou por serem mulheres e compreenderem melhor o delicado momento feminino de dar à luz.
A parlamentar ressalta que a paralisação da adequação do Centro de Parto Normal da Maternidade prejudica ainda mais o atendimento. “Uma obra que era para durar 90 dias, já dura 3 anos e está paralisada. Não tem um único trabalhador lá dentro. Falta pintura, falta instalação elétrica, falta piso, falta forro, falta instalação hidráulica. E os bercinhos que deveriam estar na UTI e UCI estão amontoados no corredor”.


E pede que a estrutura física e a quantidade de profissionais da unidade sejam readequadas proporcionalmente a demanda. “Tem que ampliar o espaço físico. É preciso aumentar o número de UTI neonatal. Hoje existem 20 que são insuficientes para atender a demanda. Identificamos a reclamação dos profissionais que lá trabalham, quanto a quantidade de técnicos, enfermeiros, médicos obstetras e pediatras”.


Superlotação
A superlotação na Maternidade se dá também por conta do atendimento ineficiente dos postos e centros de saúde.
“As mulheres procuram a maternidade para fazer o exame para saber se estão grávidas, para tratar de uma infecção urinária, para auscultar o bebê, para fazer uma ultrassonografia, para fazer tudo o que deveria ser feito nos postos. Isso é muito grave e demonstra que as unidades básicas de saúde do município não estão fazendo o que deveriam fazer”.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
posto village ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias