O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC) entregou nesta sexta-feira (18), a ala psiquiátrica do regime fechado na capital. O investimento totaliza R$328,152,08 com recursos do Ministério da Justiça (governo federal). De imediato, 12 reeducando, com mandado de segurança para cumprimento de pena em local adequado, serão transferidos para as novas celas.
A nova unidade contará com uma equipe específica de profissionais atuando diretamente na Saúde Mental. São eles: técnicos de enfermagem, enfermeiros, psicóloga, psiquiatra e assistente social, além dos agentes penitenciários.
“Isso aqui é a realização de um sonho, adequando-se, aos poucos, à lei da reforma psiquiátrica. Aqui teremos todo o acompanhamento médico, desde o tratamento medicamentoso ao psicossocial”, explicou a psicóloga e coordenadora da unidade, Samara Lopes.
A medida visa humanizar o atendimento às pessoas que cometeram crimes na sociedade e possuem algum tipo de problema psiquiátrico e necessitam de tratamento médico.
“Com isso, conseguimos abrir mais vagas na enfermaria comum e também no regime fechado que, hoje, possuem algumas celas destinadas especificamente para esses reeducando, mas que não era o local mais adequado para essas pessoas que possuem transtornos”, concluiu o diretor-presidente do Iapen/AC, Martin Hessel.