Aprovados em concurso da Saúde fazem ato no AC e pedem nomeações

foto_protesto_valendo


Profissionais da Saúde no Acre realizaram, nesta terça-feira (15), um protesto para exigir a contratação dos aprovados nos concursos de 2013 e 2014. De acordo com os profissionais, a previsão é que as nomeações ocorram até 2018, porém, alegando falta de estrutura nas unidades de saúde, eles pedem a contratação imediata. O protesto seguiu da Ponte Coronel Sebastião Dantas (ponte de concreto), no Centro de Rio Branco, até a sede do Ministério Público do Acre (MP-AC).


 


Ao G1, a Secretaria de Saúde (Sesacre) informou que deve se posicionar através de nota ainda nesta terça.


Segundo os manifestantes, o objetivo é protocolar no MP uma ação para que seja investigado os concursos e suas nomeações. Charlton Menezes fez concurso para condutor de ambulância em 2014. Ele reclama da precariedade das unidade de saúde. “Hoje, todos os dias a gente só vê denúncia em relação à Saúde. Faltam profissionais e o atendimento demora porque tá faltando pessoal. A Saúde está precária”, reclama.


Aprovado em 2013, Smaily da Silva é enfermeiro e também aguarda ser chamado no concurso. “A necessidade não abrange somente Rio Branco, mas também outros municípios do estado. Nosso objetivo é buscar providências e respostas do MP-AC para dar uma resposta à nossa situação”, explica.


O sindicato também participou do ato e informou que ao menos 124 médicos aprovados em 2013 ainda aguardam nomeação. “Sabemos da crise que assola o país, mas Saúde é prioridade e esses profissionais entraram pelo modo correto, que é o concurso público. A necessidade é urgente”, enfatiza o presidente do sindicato, José Ribamar.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias