Nas últimas 24 horas, dois rios do estado apresentaram elevação no nível e ultrapassaram a cota de alerta. O rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, que estava com 11,64 metros subiu para 12,21 metros, faltando 79 centímetros para atingir a cota de transbordamento, que é de 13 metros. O rio Tarauacá também passou dos 9 metros e da cota de alerta, que é de 8,50 metros.
Mesmo com a subida dos rios, ainda não houve a necessidade de retirada das famílias que moram às margens dos rios.
O coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel Batista, ressalta que o monitoramento diário se intensifica na medida em que as chuvas aumentam. “Quando os rios atingem a cota de alerta, por exemplo, nós aumentamos o número de medições diárias, e, dependendo da velocidade da elevação do nível das águas, essa medição é feita de hora em hora”, explica.
O coronel destaca, ainda, o trabalho de vistoria realizado pelo Corpo de Bombeiros do Acre. “A partir dos relatórios que mostram o nível do rio com o volume de precipitação de chuvas, o Corpo de Bombeiros passa a fazer o trabalho de vistoria nos locais atingidos pelas águas, e, percebendo qualquer necessidade, auxilia as famílias”, diz.