Ícone do site Ecos da Noticia

Rio Branco investiga 3 casos suspeitos de zika, diz secretário

aedes_aegypti_cdc-gathany


‘Essas pessoas vieram do Nordeste’, afirma secretário municipal de Saúde.
Secretaria estadual de Saúde diz que ainda não foi notificada dos casos.
A Secretaria de Saúde de Rio Branco está investigando três casos suspeitos de zica vírus. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Saúde, Otoniel Almeida, durante participação ao Vivo no Bom Dia Amazônia, desta quarta-feira (9). O Ministério da Saúde já confirmou a relação do zika com a microcefalia e investiga uma possível relação com a síndrome de Guillain-Barré.
Durante a participação, Almeida afirmou que o bloqueio químico já foi feito nas residências dessas pessoas. Segundo o secretário, as vítimas teriam tido contato com o vírus no Nordeste. Ele não confirmou se entre os pacientes estão mulheres grávidas.
“Essas pessoas vieram do Nordeste, estavam de férias. São casos suspeitos que foram identificados. Já fixamos o bloqueio químico, onde essas pessoas moram. Nossa preocupação é bem forte, porque as pessoas vão para o Nordeste neste fim do ano. Vamos intensificar trabalhos no aeroporto e rodoviária”, disse.
Os exames foram encaminhados para um laboratório e o resultado deve ficar pronto entre 10 a 15 dias, segundo a secretaria.
Almeida explicou que as pessoas suspeitas do vírus seguem sua rotina normal e não precisam ser internadas.
“Não é um problema que precisa estar em leitos, estão fazendo suas atividades, com os cuidados necessários, telas de proteção, repelente. Não tem protocolo de internação ainda. As pessoas fazem suas atividades diárias”, constata.
Ações de prevenção
A secretaria disse ainda que as ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti estão sendo intensificadas. De acordo com secretaria, estão sendo retirados entrulhos das regiões e bairros onde têm maior incidência de dengue.
Segundo o secretário, 72% dos criadouros do mosquito estão dentro das casas das pessoas. Com isso, 100 novos agentes de endemias foram contratos e mais 37 devem ser convocados nos próximos dias.
“Estamos em articulação com o governo federal e Exército para nos ajudar no período do inverno, por conta de muitas chuvas neste período”, destaca.
Ações na maternidade
Ações de conscientização estão sendo feitas na maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco. “Temos cerca de 600 partos por mês em Rio Branco e isso é uma tema que temos alertado, principalmente as grávidas. Essa semana, estamos orientando as grávidas. Os grupo de gestantes”, destaca.
Sesacre não foi notificada
A Secretaria de Saúde no Acre (Sesacre) informou que ainda não foi notificada sobre as suspeitas de zyca em nenhum município do estado.
Como ocorre a transmissão?
Assim como os vírus da dengue e do chikungunya, o zika também é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. A prevenção, portanto, segue as mesmas regras aplicadas a essas doenças. Evitar a água parada, que os mosquitos usam para se reproduzir, é a principal medida.
Quais são os sintomas?
Os principais sintomas da doença provocada pelo zika vírus são febre intermitente, erupções na pele, coceira e dor muscular. Segundo a infectologista Rosana Richtmann, a boa notícia é que o zika vírus é muito menos agressivo que o vírus da dengue: não há registro de mortes relacionadas à doença. A evolução é benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente em um período de 3 até 7 dias.


Sair da versão mobile