Pesquisar
Close this search box.
1200 x 250 gif

Primeiro indígena doutor em linguística se forma na UnB

indio_01


O indígena Kaxinawá Joaquim Paulo de Lima Kaxinawá, nascido em Tarauacá, na Terra Indígena Praia do Carapanã no Acre, é o primeiro indígena no país a receber o título de doutor em linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Ele defendeu sua tese há quase um ano, em dezembro de 2014, com o tema: “Para uma gramática da Língua Hãtxa Kuin”.
Com 20 anos ele foi alfabetizado na língua portuguesa em um programa de alfabetização coordenado pela Comissão Pró-Índio do Acre, depois realizou o magistério indígena no estado e graduação em um curso intercultural indígena na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.
Um dos maiores desafios para Joaquim foi indisponibilidade de pesquisas sobre sua língua materna e em português. Grande parte dos materiais de pesquisa foram escritos em inglês, alemão, francês, espanhol. A coordenadora do Laboratório de Literatura e Línguas Indígenas da UnB, Ana Suelly Cabral, revelou que dois pesquisadores indígenas devem conquistar o título de doutorado pela UnB em 2015.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
ba banner portal microcredito 960x100px mai24

Últimas Notícias